Resenha: Bela Maldade (Rebecca James)

Meninas!

Que saudade de vocês! Vida corrida demais, mas hoje eu trouxe uma resenha nova. Espero que gostem

BELALi recentemente Bela Maldade, o romance de estreia da australiana Rebecca James e achei interessante. Apesar de não ter nada de extraordinário, – é até bem previsível – o livro é fluido e envolvente. Conta a história de Katherine, uma garota de 17 anos, que vive um drama depois que uma tragédia familiar em seu passado recente, envolvendo a irmã mais nova, acaba com a vida dela e de seus familiares. Ela se sente culpada pelo que aconteceu a irmã e tenta se livrar dessas lembranças indo morar com a tia em Sidney.

Então, na tentativa de esquecer o fatídico episódio, ela se matricula em uma nova escola e a princípio se mantém arredia e distante das pessoas. É nesse ambiente que conhece Alice, uma menina bonita, comunicativa e simpática que conquista a confiança de Katherine e se torna sua melhor amiga. Mas as coisas não são exatamente como parecem. Alice tem um caráter bastante duvidoso e aos poucos vai se mostrando uma pessoa cruel, maldosa, doente e vingativa.

Bela Maldade é dividido em duas partes e narrado sob a luz de Katherine em três momentos diferentes da vida dela: Passado recente – a noite em que aconteceu a tragédia que destruiu a família de Katherine, o momento em que ela está com Alice – e cinco anos depois, quando Katherine está com a filha Sarah. Apesar de no início ser um pouco confuso, eu considerei a oscilação da narrativa positiva, acho que instigou a curiosidade do leitor e deixou o livro mais interessante.

Desde o início do livro nós já somos apresentados ao final da história. O leitor sabe que aconteceu uma tragédia na vida de Katherine, que Alice é má, que Robbie é bom e doce – não existe surpresa quanto a isso –, mas o leitor só vai descobrindo a forma como tudo aconteceu com o desenrolar da história, em doses homeopáticas.

O livro é bem curtinho, então acho que prejudicou um pouco na construção dos personagens. Todos eles têm personalidades pouco profundas. Alice é quem mais se desenvolve com complexidade, mas ainda assim achei insuficiente.  A inocência e a auto-flagelação de Katherine me incomodou um pouco também.

O livro está na faixa do Regular-Bom. Não é o melhor livro que já li, mas acho que ninguém perde nada por ler.

6 comentários sobre “Resenha: Bela Maldade (Rebecca James)

  1. Hellen!!!!

    Cê também voltou ❤
    Sabe, esse tipo de história nunca me interessou tanto. Pelo ou menos não até onde eu saiba! Hahahaha Sempre gostei de fantasias e afins, mas vai que um dia… Né?!

    Ai, que bom que tu também voltou! Nessa correria toda da gente, né :/
    Beijos!
    pilhadecultura.blogspot.com

  2. Heleeen.

    que linda vc tá de voltaaa. Comprei esse livro lá na Bienal pra fazer sorteio no blog. Existem realmente alguns livros que são meio indiferentes, né? Não gosto quando o livro é previsível, mas normalmente me pergunto: será que o livro é previsível mesmo ou somos “favorecidas” pelo fato de sermos leitoras mais assíduas? Por exemplo Jogos Vorazes pra mim tem VÁÁÁÁRIOS pontos bem previsíveis e eu me fiz esta pergunta. Não achei o livro ruim em nenhum momento, porém em vários pontos pensei: “cara, ela vai fazer isso” e a Katniss ia lá e fazia. Ou também “só falta os idealizadores montarem aquilo” e ia lá e acontecia… é bizarro =P.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    • hahahah É verdade Raquel! Eu também achei JV um pouco previsível, mas ainda assim eu adorei o livro.
      Realmente nós podemos ser um pouco privilegiadas por ler com frequência, mas eu acho que esse não é o caso de Bela Maldade hahah Ele é realmente beeem previsível 😛

      Beijos

Deixe um comentário