Livros que reli

Às vezes a gente termina de ler um livro e fica com vontade de voltar algumas páginas só pra sentir a sensação de redescobrir a história, como quando leu pela primeira vez, ou prestar mais atenção aos  detalhes que  passam despercebidos na leitura apressada.

É sempre bom retornar a antigas e queridas histórias. Além disso, reler livros é terapêutico, pelo menos é o que diz um estudo da American University (EUA), publicada no Journal of Consumer Research. Após entrevistar algumas pessoas, os pesquisadores entenderam que ler um livro ou assistir a um filme mais de uma vez não está relacionado ao vício, e sim ao “re-consumo”, onde o sujeito procura por mais significados, que podem ser de grande valor emocional. E realmente temos maiores chances de voltar a um livro quando a primeira leitura foi prazerosa.

Atualmente minha estante está cheia de livros que eu comprei e ainda não li, mas quando eu não tenho nada novo na prateleira gosto de voltar aos antigos livros. Pensando nisso, listei aqui o top 3 dos livros que reli e recomendo.

Dom Casmurro (Machado de Assis)

1343755831_421733299_1-Fotos-de--LIVRO-Dom-Casmurro-Machado-de-AssisLido pela primeira vez em: 2006. Era um dos livros obrigatórios da grade curricular.

Quando reli: em 2009

Porque reli: Por que senti que esse livro foi extremamente prejudicado pela obrigação de ler na escola. Precisei ler Machado de Assis para fazer uma prova, e não gostei nada da história. Mais tarde, mais amadurecida, voltei ao livro, e desta vez consegui captar todos os detalhes e estima da obra, e só então entendi por que Machado de Assis é um autor brilhante.

Por suas chagas (Neil Velez)

por_suas_chagasLido pela primeira vez em: 2009, uma amiga trouxe do nordeste e me emprestou

Quando reli: em 2012

Por que reli: Esse livro merece uma resenha, espero me lembrar disso depois. Ele está classificado como religioso, mas não é menos respeitável por isso. Por Suas Chagas marcou um momento muito especial da minha vida espiritual. Cada capítulo desse livro corresponde a uma história testemunhada por Neil Velez, missionário católico americano, e cada uma delas me impactou de uma forma distinta. Eu reli esse livro várias vezes. Na verdade, sempre voltava as histórias, refletia os testemunhos e me sentia impulsionada a rezar junto com o autor e as personagens. Por Suas Chagas é mais que um livro, para os teístas, pode ser uma experiência concreta do poder de Deus. Eu recomendo muito.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)

Harry-Potter-e-a-Pedra-Filosofal-livroLido pela primeira vez em: 2001

Quando reli: Não lembro, por que foram várias vezes.

Porque reli: Por que é Harry Potter gente! Já li cada livro pelo menos duas vezes e ainda hoje tenho vontade de ler novamente. Eu, assim como muitas pessoas que cresceram com HP, tenho uma relação sentimental com a saga. A J.K. não criou uma história, ela inventou um universo. Um mundo incrível que, quando transpassado, não dá mais sair.

Reler esses livros me faz voltar à infância e relembrar a espera angustiante por cada novo livro. Harry Potter foi especial e acho que eu nunca vou me cansar de voltar a essa história, afinal “Hogwarts sempre existirá para aqueles que precisarem dela”.

Livros que ainda quero reler

10 comentários sobre “Livros que reli

  1. Já reli muitos livros. Harry Potter já li umas cinco vezes a serie. O livro A droga da Obediência li umas dez vezes.Já reli, a serie Crepúsculo, a serie Os legados de Lorien e muitas outros. Quando uma história é boa, eu leio de novo mesmo tendo um monte de livros na estante para ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    • Pois é Anna, estou preparando um post com a resenha de alguns livros religiosos que gostei. E Por Suas Chagas é incrível, realmente merece uma resenha.
      Aaah, em tempo, eu vi que você respondeu a tag. Eu adorei suas respostas.
      Beijos

  2. Oi Hellen, tudo bem?

    Achei tão bonito o que vc escreveu sobre Suas Chagas. Esse ano tive a oportunidade de ler um livro mais voltado para esse lado espiritual também. Eta um livro que contava algumas experiencias de conversão ao cristianismo, achei muito rico o livro. Quanto a Harry Potter 1, acho que esse foi o livro da saga que menos reli huahuahuahua Meus preferidos são os dois últimos que até reli esse ano. E preciso URGENTEMENTE achar um espaço para relar A Menina que Roubava Livros =P

    Beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

  3. Gosto de reler meus livros favoritos pra relembrar as sensações que senti com ele.
    Ja reli Dom Casmurro, A menina que roubava livros(umas três vezes), Meu pé de laranja lima, O menino do dedo verde. Os dois ultimos li na infância e não lembrava bem dos detalhes kkkkkkkk

Deixe um comentário

