Três livros para ler em uma tarde

“Não tenho tempo para ler”, “Não gosto de carregar peso”, “Não tenho dinheiro para comprar livros”, se você costuma soltar desculpas desse tipo, seus problemas acabaram. Algumas boas histórias são curtinhas e dá para ler em uma tarde, não vão tomar muito seu precioso tempo. Outros livros são tão baratinhos, que podem ser comprados com as moedas do troco do pão.

Eu não sei como calcular a velocidade de leitura de cada um, isso é muito particular, mas eu leio 100 páginas em mais ou menos duas horas.  Abaixo a lista de três livros curtinhos para ler em uma tarde, na fila do banco ou enquanto espera um ônibus. Aproveite!

Sonho de uma noite de verão (William Shakespeare)

128 páginas

sonho-de-uma-noite-de-verao

Sonho de uma Noite de Verão é um clássico fantástico, ambientado na Grécia antiga, conta com seres míticos, élficos, duendes, fadas e feitiços. A história começa quando quatro jovens, Lisandro, Hérmia, Demétrio e Helena, fogem de casa e se encontram em um bosque. Eles estão apaixonados e só querem desfrutar uma noite de aventuras amorosas.

Em um primeiro momento Lisandro ama Hérmia, que ama Lisandro; mas Demétrio, que é amado por Helena, também ama Hérmia. Que confusão! Eles chegam à floresta em um péssimo momento, pois as fadas e os duendes estão em desarmonia e os jovens acabam sofrendo as conseqüências da guerra civil entre eles.

Ao observar o amor não correspondido de Helena por Demétrio, o rei dos Duendes manda um criado usar a essência do Amor-Perfeito nos olhos do rapaz, na esperança de fazer com que ele se apaixonasse pela moça. Mas a tumulto torna-se ainda maior quando o servo coloca a essência nos olhos da pessoa errada. A confusão é muito engraçada.

O livro é bom (Shakespeare gente!), a história é pilhérica, cheia de desencontros desperta no leitor a torcida para que todo mundo acabe bem e fique feliz. Recomendo muito.

O Pequeno Príncipe (Antoine De Saint-Exupery)

94 páginas

240px-O-pequeno-príncipe

No mês passado O Pequeno Príncipe completou 70 anos como o livro mais vendido e traduzido do mundo, atrás apenas da Bíblia. Desde 1943 foram vendidos 143 milhões de cópias da obra em todo o mundo. É muito livro minha gente!

Esse Pequeno Príncipe fofo demais! Acho que quem teve a oportunidade de ler, se apaixona pela história do principezinho, morador de um pequeno planeta e que tem apenas a companhia de sua rosa. Na história, o Pequeno Príncipe é encontrado por um aviador no meio do Deserto do Saara, depois que o avião que pilotava quebrou e ele precisou pousar. O menino encanta o piloto com as histórias do seu planeta (o asteróide B612), os vulcões e a rosa, que é tão amada.

O Pequeno Príncipe é aparentemente um livro infantil, mas suas páginas contém um forte teor poético e filosófico.

Antologia Poética (Fernando Pessoa)

64 páginas

Capa_fernando_pessoa.indd

Eu já tinha lido a Antologia Poética de Fernando Pessoa no Ensino Médio, e em uma visita no ano passado a livraria achei uma versão de bolso do livro, não pensei duas vezes, levei para casa. Ao reler, pude perceber melhor o estilo, o mau-humor o ceticismo e a genialidade de Pessoa.

Antologia Poética reúne ainda os principais heterônimos do poeta: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caieiro. Para quem não sabe, existe diferença entre Pseudônimo e Heterônimo. Enquanto o primeiro é um nome falso, inventado para ser usado no lugar do nome verdadeiro. O Heterônimo vai além: é outro nome, outra personalidade, diferente, portanto, do criador, ou seja, o autor assume outra individualidade literária.

Antologia Poética é tanto a oportunidade de se aproximar do maior poeta de língua portuguesa do século XX, como de se enraizar em suas questões mais recorrentes.

obs: Os links para os livros estão em pdf e não são da minha responsabilidade, foram encontrados em sites de bibliotecas e universidades e disponibilizados gratuitamente.

Anúncios

13 comentários sobre “Três livros para ler em uma tarde

  1. Ai, O Pequeno Príncipe ❤ Li esse livro a tanto tempo, na 4ª série se eu não me engano, e tive uma percepção tão diferente da que tive quando li tempos mais tarde… É lindo!
    Adorei as tuas indicações, Hellen!

    Beijos!

  2. Ótimas recordações com esse post.
    Na escola, lááááá no Ensino Médio que já vai longe, minha turma interpretou Sonhos de Uma Noite de Verão. Eu era Hérmia. Foi uma época muito boa. ^^
    O Pequeno Príncipe faz parte da minha infância e é tão fofo.
    O último livro eu não conheço… não sou muito fã de poesia. Prefiro prosa.

    Beijocas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s