Oito considerações sobre A Tormenta de Espadas

A tormenta de espadas - George R. R. MartinA Tormenta de Espadas mexeu tanto comigo que simplesmente não sei por onde começar, e ao mesmo tempo uma leitura como essa não poderia passar em branco aqui no blog, então listei oito considerações sobre a história que fizeram eu ter mini-ataques do coração.

(Fiz o máximo para não dar spoilers.)

  • 1-      Não se assuste com as 880 páginas de A Tormenta de Espadas. No final a gente nunca quer aceitar que terminou de ler o livro.
  • 2-      Não se apegue a nenhum personagem. Isso já sabemos desde o primeiro livro, quando as mortes de figuras queridas foram sentenciadas. Afinal isso é uma guerra e ninguém está a salvo em Westeros. George R.R. Martin já provou que é cruel o suficiente para matar qualquer personagem, por mais querido que ele seja.
  • 3-      Se prepare psicologicamente para as cenas de violência. As mortes são muito mais brutais do que nos outros livros. A carnificina é generalizada e toda a atrocidade da guerra fica transluzida no terceiro livro.
  • 4-      Os POV (capítulos narrados do ponto de vista dos personagens) estão muito melhores e diversificados. Jon Snow e Arya ganham mais espaço em A Tormenta de Espadas e é ótimo acompanhar isso. O acréscimo dos capítulos de Jaime Lannister são muito bons também, nos dá outra visão de como as coisas aconteceram nos Sete Reinos. Aliás, os capítulos dos Lannister  são tão interessantes que comecei até a nutrir um carinho pela casa de Rochedo Casterly (exceto, claro, por Joffrey, desafeto de geral)
  • 5-      Martin acertou muito nos ganchos da história. Ele é um mestre em fazer isso! Em quase todos os mais de 80 capítulos terminei a leitura sem fôlego e com o coração acelerado. Parar de ler é quase impossível.
  • 6-      A fábula ganhou mais espaço. Estamos agora com os dois pés na literatura fantástica. No inicio da série os conflitos políticos eram mais explorados do que a fantasia. No terceiro livro, porém, ganhamos a presença mais enfática da Sacerdotisa Vermelha Melisandre, Thoros de Myr, Caminhantes Brancos , dragões e gigantes.
  • 7-      Nervos à flor da pele! Os relacionamentos, os ódios e os amores estão envoltos em muita adrenalina, o ambiente ficou muito mais tenso e intenso.
  • 8-      Apesar de todos os elogios, há um ponto negativo: segurar um livro tão pesado durante horas me deixou com os braços super doloridos.

Se ainda não leu CORRA para acompanhar a série. Você não vai se arrepender!

Anúncios

13 comentários sobre “Oito considerações sobre A Tormenta de Espadas

  1. Nahim….assim você me deixa com mais vontade ainda de ler essa série, parece ótima!^^
    Beijos!
    P.s.: Tem várias promoções boas rolando no meu blog. Dá uma olhadinha, se interessar…Participa!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  2. Nem fale sobre o livro ser pesado, eu lia us dois capítulos e já estava com o pulso doendo. Olhe depois que ele matou o personagem principal no primeiro livro eu não me surpreendo em mais nenhuma morte. Está demorando muito para ele escrever mais livros, faz um tempão que eu terminei o cinco e nada do sexto.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

  3. Oi adorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso Mas escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história….acesse o link e digite a palavra reverso.www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp
    http://www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s