As melhores autoras da literatura Chick Lit

Na verdade, pode ser que não sejam as melhores escritoras do gênero  mas sou muito fã delas. Pra quem não conhece o gênero literário chick lit aborda temas de ficção feminino com muito humor. Geralmente as protagonistas são balzaquianas, solteiras e tem algum problema com peso (um pouco previsível  eu sei), mas é uma leitura leve e, embora alvo de preconceitos, costuma prender a atenção por reproduzir com bom humor e ironia situações cotidianas.

O gênero literário conta com muitas autoras bem sucedidas e eu separei minhas três escritoras de chick lit preferidas.

 Helen Fielding

Helen-Fielding

Ela é uma das pioneiras do gênero. A jornalista britânica trabalhou dez anos na BBC de Londres produzindo documentários televisivos, mas sempre quis ser escritora. Cursou inglês na Universidade de Oxford e seu primeiro livro de sucesso “O Diário de Bridget Jones”, a consagrou como uma das autoras mais bem sucedidas de chick lit da década de 90. Três anos depois, Helen escreveu a sequência “Bridget Jones no Limite da Razão”. Os dois livros chegaram a vender 15 milhões de exemplares em todo o mundo. Recentemente saiu a noticia de que um novo livro de Bridget será lançado em novembro, após treze anos sem novidades da personagem.

A história da solteirona neorótica e sem pudores nasceu em uma coluna escrita por Helen no jornal londrino Independent na década de 90. Além de ter conquistado o coração dos leitores Bridget ganhou também as telonas, e foi a própria autora que se ocupou de providenciar a adaptação do livro para o cinema. O livro foi ainda best-seller na Inglaterra, ganhou o British Book Award de 1998; e esteve na lista de mais vendidos nos Estados Unidos por duas semanas.

Eu amei O Diário de Bridget Jones, li faz muito tempo, mas me lembro de ter dado boas risadas com a história. Não tive a oportunidade de ler a continuação, mas assim que sair o novo livro, em novembro, vou correr pra comprar.

Sophie Kinsella

sophie_kinsella

Não tem jeito, sou muito tiete então o que farei aqui é tietar minha autora de chick lit favorita. Me desculpem as outras autoras desse post, mas Sophie Kinsella é uma DIVA!

A história de Sophie é muito curiosa. Na verdade ela não se chama Sophie, mas Madeleine Wickham , nasceu em Londres, é jornalista e especializada em jornalismo econômico, tal qual uma de suas personagens mais famosas: Beck Bloom.

Ela escreveu seu primeiro romance como Madeleine aos 24 anos quando  era repórter financeira. O livro intitulado “The Party Tennis” foi saudado pela mídia e se tornou um top teen best-seller. Além desse, ainda publicou mais seis romances com o nome verdadeiro.

Ela apresentou seu primeiro romance anonimamente como Sophie Kinsella para seus editores sem eles saberem que era ela quem tinha escrito. Só após a publicação de “O Segredo de Emma Corrigan” – meu chick lit favorito – que Sophie revelou sua identidade.

Eu sou apaixonada pelas historias da Sophie, além de “O Segredo de Emma Corrigan” li “Os delírios de consumo de Beck Bloom” e “Menina de Vinte”.  Eu parecia uma alucinada lendo os livros, já cheguei a dar ataque de riso dentro de um ônibus lotado e não conseguir parar de rir. Acho que as pessoas até imaginaram que eu estava passando mal, ou que eu era louca mesmo, me contorcia de tanto rir. Não conseguia me controlar hahahha

Marian Keyes

Marian Keyes

A irlandesa Marian Keyes também é uma das queridinhas do universo chick lit. Ela se formou em Direito, na Universidade de Dublin, mas nunca exerceu a profissão. Os livros de Marian já venderam 22 milhões de cópias em todo o mundo.

Com certeza Marian é um dos maiores nomes do gênero, autora de sucessos como Melancia, Tem alguém ai? e Sushi. Os livros tem um ritmo ágil e embora bem humorados abordam temas densos como luto, violência domestica e depressão pós-parto.  Talvez as experiências negativas que Marian já teve tenham influenciado na construção das histórias, ela lutou anos contra o alcoolismo e inclusive tentou se suicidar.

A Keyes é completamente “amem ou odeiem”, nem todo mundo é fã dos livros dela. Eu gosto, apesar de achar a maioria das personagens um pouco depressivas rs. Gosto do jeito que ela expõe situações, acho que ela consegue transmitir sentimento e emoção a ponto de vivenciarmos mais intensamente os altos e baixos das personagens.

:*

26 comentários sobre “As melhores autoras da literatura Chick Lit

  1. Já fui MUITO fã de chick lit. Muito mesmo, mas dei uma enjoada de uns tempos pra cá. Da lista, os meus favoritos são Um bestseller para chamar de meu e Samantha Sweet, executiva do lar 🙂

  2. Eu não fazia ideiaaa que isso era um estilo, não conhecia esse nome ”chick lit”. Amo Bridget Jones, me identifico. ahaha Não conhecia a Sophie-que não é Sophie-, confesso que nunca havia visto os livros dela. Já os livros da Marian, tinha visto na livraria algumas vezes, mas nunca me interessei em comprar. Vou adicionar à wishlist! =)

    Tem post novo no blog!
    Blog: O silêncio não existe
    FanPage: http://www.facebook.com.br/osilencionaoexiste
    Beijos, Lenise

  3. Hellen!!! AMEI esse post!! Acho eu um dos livros que me ajudou a ser fanática por leitura foi “O diário de BJ” Super importante na minha vida!Sério! ahuahauha
    Agora quem me decepcionou fou a Marian Keyes… Não consegui nem terminar de ler o Melancia, abandonei mesmo, me “empatchotchou” sabe??
    Adorei mesmo!

    Bjinhos
    Ju
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    • O Diário de Bridget Jones é realmente hilário! Como eu disse, a Marian Keyes é “ama ou odeia”, não tem muito meio termo com ela. Conheço gente que é apaixonada e conheço gente que não gosta muito rsrs.
      Beijo Juju!!

  4. Quero todos os seus ‘Sophie Kinsella’. Isso é tudo para o momento.

    Ahhh, e sobre literatura chick-lit só digo uma coisa: AMO!

Deixe um comentário

