Os melhores livros da minha infância

Quem lê desde pequeno, tem um – ou vários – livros que marcaram a infância. Desde sempre, livros são meus presentes favoritos. Quando minha mãe chegava em casa com gibis ou revistinhas de banca eu ficava louca. Claro que eu gostava de ganhar bonecas, brinquedos, coisas de papelaria (rs), mas quando ganhava livros eu sentia amor.

criança+lendo

Tudo o que é importante fica guardado. Abaixo a lista dos quatro melhores livros da minha infância

O Menino do dedo verde Maurice Druon (1957)

Depois dos gibis e dos primeiros livros de contos de fadas, esse foi o primeiro livro da minha vida. Minha mãe comprou em um sebo, já usado e com o nome da antiga dona grifado na primeira pagina. Eu tinha uns 7 anos e fiquei encantada com  o Tistu e sua docilidade.o-menino-do-dedo-verde

Ele era um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.

Saga Harry Potter- JK Roowling (1997)

Harry-Potter-e-a-Pedra-Filosofal-livroSou eternamente grata a JK! Foi ela quem me ensinou a gostar de ler. Li o primeiro livro com 11 anos e o ultimo com quase 17. Gente, é uma vida!  Harry Potter foi uma parte importante da minha infância e adolescência, e acredito que é hoje um componente intrínseco da minha personalidade.  Minha mãe me deu o primeiro livro de presente e os outros eu peguei emprestado com os “amigos ricos” haha.

Para mim, a magia e seres fantásticos da história de Harry Potter são só um detalhe na obra JK. Foi através das aventuras do “menino que sobreviveu”, que ela promoveu hábitos de leitura infantil. Eu não sou um caso isolado, milhares de crianças começaram a se interessar por literatura depois de ler a obra de JK.

Minha única decepção: até hoje espero a minha carta de Hogwarts

A Droga da Obediência – Pedro Bandeira (1999)A Droga da Obediência

Pedro Bandeira também é um dos heróis da minha infância/adolescência. Li quase todos os livros dele. Um dos meus preferidos é A Droga da Obediência, o primeiro volume da série Os Karas, que li beirando os 12 anos.

Na história, vários dos melhores alunos de escolas da classe alta paulistana desaparecem sem deixar pistas. É aí que entra em ação “Os karas”, uma turma de adolescentes do colégio Elite, formada por Miguel, Calú, Crânio, Magri e Chumbinho.

Eles decidem investigar por conta própria os desaparecimentos, já que a polícia não tem nenhuma pista. Depois de muita investigação, eles descobrem quem está por trás dos desaparecimentos é um doutor paranoico chamado Q.I.

Os outros livros da serie, igualmente bons, são: Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana.

As Fábulas – La Fontaine (1668)

Eu tinha um livrinho com umas 20 fábulas. E o li umas 80 vezes. A Galinha dos Ovos de Ouro, A raposa e as uvas, O homem, O menino e a mula, A Lebre a tartaruga.. Eu não me cansava dessas histórias.

Nas suas fábulas, La Fontaine contava historietas de animais com característica bem humanas, com virtudes e 9788534906593defeitos. Assim ele fazia uma crítica usando recursos como a sutileza, a ironia e astúcia e ainda propunha reflexões.

“Fábulas”, foi escrita em três partes, no período de 1668 a 1694. Seguiu o estilo do autor grego Esopo, no qual se inspirava na vaidade, estupidez e agressividade humanas, disfarçando estas mesmas características para os animais. La Fontaine baseou-se e adaptou diversas fábulas do Esopo, fazendo-as assim serem conhecidas no mundo ocidental.

Na primeira edição do livro Fabulas, La Fontaine escreve na introdução. : “Sirvo-me de animais para instruir os homens. Procuro tornar o vício ridículo por não poder atacá-lo com braço de Hércules. Algumas vezes oponho, através de uma dupla imagem, o vício à virtude, a tolice ao bom senso. Uma moral nua provoca o tédio. O conto faz passar o preceito com ele; nessa espécie de fingimento, é preciso instruir e agradar, pois contar por contar me parece de pouca monta.” 

 

 E viva a literatura infantil!

🙂

7 comentários sobre “Os melhores livros da minha infância

  1. Também li o Harry depois de grande, mas sou igualmente grata a J.K por trazer um pouco de magia a minha vida.
    Quase chorei aqui de ver que você listou os livros do Pedro Bandeira! Foi com “A Droga da Obediência” que adquiri gosto pela leitura, depois vieram os da Agatha Christie e eu nunca mais me livrei do vício!
    Vou até correr atrás desses livros que você falou pra deixar pra Olivia… =)
    Beijinho

  2. Eu leio desde os 5 anos mas não lembro todos os livros que já li, HP é legal mas eu já era adolescente cresci com ele hehe, A droga da obediência é uma ótima leitura

    jbos

Deixe um comentário

