Jogos Vorazes – Matar ou Morrer

Apesar de ser alucinada por livros/séries eu ainda não li a sensação do momento. Jogos Vorazes. Mas… Meu amigo, Edu, o nerd mais lindo dessa vida, leu, adorou e fez uma resenha do livro.

Curtam.

…..

A luta pela sobrevivência sempre foi um tema bastante discutido na sociedade, mas apenas como uma forma de entender a evolução do ser humano e, consequentemente da própria sociedade. Jogos Vorazes veio para mudar isso.

Suzanne Collins, uma americana que criava programas para o canal infantil Nickelodeonviu sua carreira deslanchar tanto na literatura como no cinema  ao juntar dois gêneros totalmente opostos enquanto tentava assistir TV: Os Clichês dos Reality Shows e os Horrores da Guerra do Vietnã.

Tudo começa quando um Estados Unidos pós-Apocalíptico é dividido em 13 Distritos, um dos quais se rebela contra seu regente: A Capital. Devido a essa Rebelião em que se acarretaram diversas consequências, surge a pior delas: Os Jogos Vorazes (Hunger Games originalmente). Os Jogos são uma forma sádica e até irônica de relembrar aos distritos restantes que o poder é detido apenas por um, no caso, pela Capital (que, diga-se de passagem, exterminou o Distrito 13),Poder esse que impede que os demais distritos escapem da miséria em que se encontram e evoluam nas suas condições de vida e trabalho. É escolhido um casal de cada distrito para lutarem nos Jogos, e assim tudo começa.

É quando, na 74º edição desses Jogos, Katniss Everdeen, uma jovem Caçadora ilegal do Distrito 12 se voluntaria para lutar no lugar de sua irmã mais nova, Primrose, de apenas 12 anos de idade. Daqui pra frente tudo que Katniss conhecia do mundo e da vida começa a ser questionado, toda sua vida, triste, mas estável fica pra trás, como numa verdadeira Guerra.

Jogos Vorazes é mais do que uma obra infanto-juvenil “legalzinha”, ela reflete valores, angústias, medos, e um ponto forte é a crítica à sociedade, muito bem feita por sinal, e SIM! Também há romance nessa série, mas não espere coisas piegas nem tão profundas nesse sentido, pois o foco é outro: Lutar.

Assistam o trailer do filme:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s